Olá, tudo bem?
Se você está acompanhando este blog é por que tem interesse em homilética - a arte de pregar.
Como já me referi em meus vídeos, tem muita gente pregando de maneira errada, cometendo erros básicos na pregação. Por exemplo: alguns pensam que pregação é a repetição de frases de efeito; outros creem que é falar por muito tempo; outros acreditam que é movimentando a igreja. Produzir histeria coletiva...
Graças a Deus pelos verdadeiros pregadores eficazes, que transmitem a verdade bíblica de uma maneira que podemos entender e nos lembrarmos, de tal maneira que a aplicamos em nossa vida.
Lembre-se de um fato cientificamente comprovado: não é pelo muito falar que transmitimos muito conteúdo, pois a partir de 20 minutos a atenção dos ouvintes diminui drasticamente. Se a pregação não for elaborada e pregada de tal maneira que mantenha esta atenção por mais algum tempo, estaremos desperdiçando palavras. Mesmo assim o tempo máximo seria 40 minutos de duração. Continue acompanhando as lições, que estarei ensinando como elaborar e pregar mensagens que despertem a atenção, e a mantenham durante este tempo, e melhor, marcando a memória de quem ouve.
Espero que esteja acompanhando as aulas. Já enviei 2 lições e 2 vídeo-aulas. Se ainda não se inscreveu, então inscreva-se clicando aqui.
Até breve!
Paulo Grigório
popup egoi
terça-feira, 27 de maio de 2014
quarta-feira, 7 de maio de 2014
UNÇÃO E/OU TÉCNICA?
Sei que alguns pensam, principalmente no meio pentecostal, que a técnica é carnalidade, que somente a unção é necessária, pois Deus capacita os chamados, etc e tal. Entretanto, a própria palavra evidencia que o tamanho do nosso ministério será do tamanho do nosso preparo, tanto do espiritual quanto do material. Vou lhe mostrar um exemplo prático: compare o ministério do Apóstolo Pedro com o do Apóstolo Paulo: Pedro não possuía formação escolar, enquanto que Paulo era graduado pela "Universidade" do reitor Gamaliel, e podemos mensurar os ministérios de ambos, sendo que o de Paulo foi muito mais impactante, atingiu muito mais pessoas, alcançando até mesmo pessoas dentro do palácio do imperador romano! Repare que a maior parte do Novo Testamento foi escrita por Paulo! Preciso falar mais? Posso citar Moisés com sua formação nas maiores universidades egípcias do seu tempo, também Daniel capacitado nas maiores faculdades babilônicas, e tantos outros.
Quero deixar aqui uma dica rápída. Como disse, estou preparando uma série de vídeo-aulas sobre homilética, onde vou ensinar um método fácil, prático e eficiente de preparar pregações. Fico feliz quando encontro irmãos que se lembram de mensagens que preguei há 10 anos e até mais. É uma satisfação pessoal saber que tenho sido usado como instrumento nas mãos do Senhor Jesus. Pois Deus não somente me chamou para pregar a Palavra, como também me guiou na busca do aprimoramento necessário, através das técnicas da homilética, da hermenêutica, da oratória e da redação. Entretanto, quando iniciei minha carreira há 36 anos atrás, não era assim... tenho vergonha de me lembrar das primeiras pregações! Que confusão eu fazia, trazendo um monte de idéias em uma mesma pregação, citando várias passagens bíblicas - algumas vezes mais de 20!!! Falando de vários personagens bíblicos e várias histórias bíblicas em uma única mensagem (na verdade, não era uma única mensagem, mas um amontoado de mensagens sem conexão, várias idéias soltas...). Como disse anteriormente, senti necessidade de estudar teologia, e me matriculei em um curso, mas na primeira prova de homilética eu não consegui responder a maior parte das questões, pois não tinha compreendido as aulas (hoje eu sei que o professor da matéria tinha responsabilidade direta nesta minha incompreensão...). Por isso fui atrás, pesquisei, li muito, ouvi, gravei e estudei muitas pregações, até compreender a estruturação homilética que uma pregação deve ter, para ser eficaz. E pude elaborar um método prático e compreensível, que qualquer um pode utilizar, que certamente irá capacitá-lo para preparar mensagens eficazes. Quando digo "mensagem eficaz" estou me referindo à pregação rica em conteúdo genuinamente bíblico e exposta de tal maneira que aqueles que a ouvirem, não somente a compreenderão, como também a colocarão em prática em suas vidas, e ainda, se lembrarão dela mesmo depois de se passarem muitos anos! Você que agora tem dificuldade em pregar, se imagina pregando de tal maneira que os irmãos se lembrarão das suas mensagens depois de muito tempo, e agradecendo a você por ter sido instrumento de Deus para abençoar a vida deles? Esta realmente é uma grande vitória, e um motivo de se alegrar em Deus! Como este post está maior do que eu pretendia, vou deixar para o próximo uma dica fundamental, básica mesmo, que é necessária para o início do preparo da mensagem. Vou falar sobre A IMPORTÂNCIA DO ESBOÇO para a preparação de uma pregação eficaz. Se não fez, inscreva-se no meu blog www.queroaprenderapregar.blogspot.com e no meu grupo: www.facebook.com/groups/queroaprenderapregar.
Por favor, eu preciso que você me diga se gostou desta matéria, comentando abaixo. Faça isso agora, e colabore comigo na estruturação deste blog. Um forte abraço, vamos crescer juntos na homilérica!
sábado, 3 de maio de 2014
NÃO SEI TRANSMITIR A MENSAGEM QUE RECEBI...
Creio que você sabe qual é a sensação...
Recebeu uma mensagem da parte de Deus, ao ler um texto bíblico, ou ao orar, ou ao ouvir alguém pregando. Tem uma idéia do que falar, mas não sabe dispor em forma de pregação.
Ou então, toda a empolgação inicial, quando preparava a mensagem
não obteve o resultado que você esperava. Quem sabe, a igreja ficou olhando para você, sem entender o que você queria falar, e você ficou frustrado(a), até mesmo decepcionado consigo mesmo(a).
Mas não se desespere: isto não aconteceu somente com você! Posso lhe dizer que, pelo menos em sua maioria, os pregadores que você admira já passaram por isso!
Sabe o que faltou para você?
Técnica! Sim, isto mesmo: técnica.
(Sei que parece até sacrilégio falar isso, mas a verdade nua e crua é essa: faltou técnica!)
E esta sensação é muito pior para aqueles que saíram do curso teológico... apesar uma das matérias ser justamente a homilética, mas eles não conseguem transmitir a mensagem que receberam...
Isto aconteceu comigo! Estava cursando teologia, mas nem a prova de homilética eu consegui responder, questões tão simples, mas que eu, apesar de ter participado das aulas, não compreendia...
Mas o que eu fiz: fui atrás, pesquisei, li vários livros de homilética, nacionais e internacionais. Também passei a acompanhar atentamente os grandes pregadores, gravando em áudio e vídeo suas pregações, e depois, dissecando-as, encontrando suas estruturas homiléticas. E assim, não somente aprendi, como me tornei um professor dessa matéria, apaixonado que fiquei por ela!
Você também pode aprender, não somente a teoria, como a prática!
Este é o meu intento na formação desse grupo, na publicação desse blog.
Quero compartilhar o conhecimento que adquiri nesses anos, não somente de escola, mas também a experiência de púlpito, pregando e ensinando a Palavra de Deus.
Por tanto, convido você a participar do meu grupo no facebook, através deste link:
https://www.facebook.com/groups/270750176438460/
Preciso de sua ajuda: imagine que vamos tomar um café juntos. O que você me perguntaria nessa nossa conversa particular? Quais são suas dúvidas na homilética e na oratória?
As suas respostas me ajudarão a direcionar a série de vídeo-aulas e e-books que estarei disponibilizando GRATUITAMENTE neste blog.
Então, o que está esperando? Inscreva-se agora, me siga neste blog, e então
VAMOS CRESCER JUNTOS NA ARTE DE PREGAR!
Espero você!
http://youtu.be/C8L3ioNI3qs
Assinar:
Postagens (Atom)