popup egoi

quarta-feira, 7 de maio de 2014

UNÇÃO E/OU TÉCNICA?


 Sei que alguns pensam, principalmente no meio pentecostal, que a técnica é carnalidade, que somente a unção é necessária, pois Deus capacita os chamados, etc e tal. Entretanto, a própria palavra evidencia que o tamanho do nosso ministério será do tamanho do nosso preparo, tanto do espiritual quanto do material. Vou lhe mostrar um exemplo prático: compare o ministério do Apóstolo Pedro com o do Apóstolo Paulo: Pedro não possuía formação escolar, enquanto que Paulo era graduado pela "Universidade" do reitor Gamaliel, e podemos mensurar os ministérios de ambos, sendo que o de Paulo foi muito mais impactante, atingiu muito mais pessoas, alcançando até mesmo pessoas dentro do palácio do imperador romano! Repare que a maior parte do Novo Testamento foi escrita por Paulo! Preciso falar mais? Posso citar Moisés com sua formação nas maiores universidades egípcias do seu tempo, também Daniel capacitado nas maiores faculdades babilônicas, e tantos outros.
Quero deixar aqui uma dica rápída. Como disse, estou preparando uma série de vídeo-aulas sobre homilética, onde vou ensinar um método fácil, prático e eficiente de preparar pregações. Fico feliz quando encontro irmãos que se lembram de mensagens que preguei há 10  anos e até mais. É uma satisfação pessoal saber que tenho sido usado como instrumento nas mãos do Senhor Jesus. Pois Deus não somente me chamou para pregar a Palavra, como também me guiou na busca do aprimoramento necessário, através das técnicas da homilética, da hermenêutica, da oratória e da redação. Entretanto, quando iniciei minha carreira há 36 anos atrás, não era assim... tenho vergonha de me lembrar das primeiras pregações! Que confusão eu fazia, trazendo um monte de idéias em uma mesma pregação, citando várias passagens bíblicas - algumas vezes mais de 20!!! Falando de vários personagens bíblicos e várias histórias bíblicas em uma única mensagem (na verdade, não era uma única mensagem, mas um amontoado de mensagens sem conexão, várias idéias soltas...). Como disse anteriormente, senti necessidade de estudar teologia, e me matriculei em um curso, mas na primeira prova de homilética eu não consegui responder a maior parte das questões, pois não tinha compreendido as aulas (hoje eu sei que o professor da matéria tinha responsabilidade direta nesta minha incompreensão...). Por isso fui atrás, pesquisei, li muito, ouvi, gravei e estudei muitas pregações, até compreender a estruturação homilética que uma pregação deve ter, para ser eficaz. E pude elaborar um método prático e compreensível, que qualquer um pode utilizar, que certamente irá capacitá-lo para preparar mensagens eficazes. Quando digo "mensagem eficaz" estou me referindo à pregação rica em conteúdo genuinamente bíblico e exposta de tal maneira que aqueles que a ouvirem, não somente a compreenderão, como também a colocarão em prática em suas vidas, e ainda, se lembrarão dela mesmo depois de se passarem muitos anos! Você que agora  tem dificuldade em pregar, se imagina pregando de tal maneira que os irmãos se lembrarão das suas mensagens depois de muito tempo, e agradecendo a você por ter sido instrumento de Deus para abençoar a vida deles? Esta realmente é uma grande vitória, e um motivo de se alegrar em Deus!  Como este post está maior do que eu pretendia, vou deixar para o próximo uma dica fundamental, básica mesmo, que é necessária para o início do preparo da mensagem. Vou falar sobre A IMPORTÂNCIA DO ESBOÇO para a preparação de uma pregação eficaz. Se não fez, inscreva-se no meu blog www.queroaprenderapregar.blogspot.com e no meu grupo: www.facebook.com/groups/queroaprenderapregar.
Por favor, eu preciso que você me diga se gostou desta matéria, comentando abaixo. Faça isso agora, e colabore comigo na estruturação deste blog. Um forte abraço, vamos crescer juntos na homilérica!

2 comentários:

  1. Muito bom! Identificar as nossas origens, diante daquele que nos criou. Ninguém melhor do que o autor da vida para nos mostrar o motivo de nossa existência. Jesus o Senhor, usa homens como você para nos ajudar a entender o seu chamado em nossas vidas!

    Att: Kaique N. Valentim ( Trabalha na empresa do André Torres)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação e comentário - inscreva-se para receber lições grátis de homilética - na aba "Lições Grátis" - um abraço!

      Excluir