popup egoi
quarta-feira, 2 de julho de 2014
PREGAÇÃO - MEIO DE COMUNICAR-SE A PALAVRA DE DEUS
A pregação deve ser um meio de comunicar a Palavra de Deus aos ouvintes. Para tanto, deve ser fruto de uma correta interpretação bíblica, através de uma boa hermenêutica, que esteja alicerçada numa saudável base teológica. Seu propósito principal é que a Palavra de Deus seja colocada em prática. Se a vida do pregador e da Igreja não experimentam mudanças, progresso e renovação, alguma coisa está errada, conforme já vimos em I Ts 2:13
A pregação hoje enfrenta uma concorrência desleal dos meios de comunicação em massa, que nos bombardeiam com cem mil mensagens por dia, viciando esta geração ao show de imagens e sons,de tal maneira que sente grande dificuldade para ouvir uma preleção. Diante deste fato, a pregação atual precisa ter algumas características, para poder atrair e manter a atenção da igreja:
(1) A pregação deve identificar-se com aqueles que a ouvem, através da linguagem comum, e de temas que falem à razão e às emoções destes, relacionando-se com o seu ambiente e com a sua cultura, bem como ao momento social que estão vivendo.
(2) A pregação não deve focalizar a ação de Deus no passado, nem ser um discurso de idéias sobre Deus, mas uma confrontação dos ouvintes com o próprio Deus, hoje, através da Sua Palavra.
(3) A pregação deve conter ilustrações e comparações, que levem os ouvintes a visualizarem os conceitos que estão sendo expostos.
(4) A pregação, de uma forma vital, necessita ter objetivos práticos e reais para aqueles que a ouvem.
Paulo Grigório
Inscreva-se para receber lições grátis - clique aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário